Vale diz ter gasto 290 milhões de Meticais com empresas moçambicanas em 2020

Vale Moçambique investiu, no ano passado, mais de 290 milhões de Meticais na aquisição de produtos e serviços em empresas nacionais, refere uma nota de imprensa recebida na nossa Redacção.

De acordo com a fonte, o investimento, cujo objectivo é reforçar a aposta no conteúdo local, corresponde a 17% do total da verba direccionada às despesas da mineradora. “Com base no seu compromisso com o conteúdo local, a Vale permite que haja uma maior inclusão na cadeia de valor das empresas estabelecidas, em Moçambique, promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficia a economia local”, refere a nota.

O documento realça que pelo menos 52% dos fornecedores contratados em 2020 são empresas locais que, com o apoio da Vale, melhoram gradualmente a qualidade dos produtos e serviços que fornecem à empresa. Lembra que todos os anos a mineradora realiza o ‘Vale Day’, uma iniciativa destinada a fornecedores e potenciais fornecedores para que possam visitar e conhecer as instalações da empresa, bem como todo o processo que envolve a produção do carvão mineral.

“Em 2020, a Vale Moçambique convidou 100 gestores de Pequenas e Médias Empresas nacionais para participarem de duas sessões virtuais com o propósito de dar a conhecer o seu processo produtivo, acções sociais, de conteúdo local e de sustentabilidade, oportunidades de refeitório, cadastro e cadeia de suprimentos”, acrescenta o comunicado.

Em termos de investimentos, a nossa fonte revela que, nos últimos 15 anos, injectou mais de 12 biliões de USD na sua operação em Moçambique, tendo garantido cerca de 20 mil postos de trabalho. Actualmente, a empresa dá empregos a 13 mil trabalhadores, directos e indirectos.

Deixe seu comentário