Total constrói muro gigante e blindado em Afungi, Palma

A multinacional francesa Total, líder de um projecto de 20 bilhões de USD de gás natural liquefeito no Rovuma, acaba de edificar um muro gigante e blindado, em Afungi, Palma.  O muro, de 3,5 metros, com uma extensão não estimada por “Carta”, vinha sendo erguido nos últimos meses.

A vedação protege sobretudo as áreas residenciais do acampamento. Ainda não há indicações, no terreno, de a vedação vir a  ser estendida, para cobrir todas as instalações de Afungi, naquilo que seria uma verdadeira “Mexican Wall”. A construção do muro enquadra-se na garantia de segurança do projecto, comentou um analista.

A Total tem vindo a dar passos concretos nesta matéria (diferentemente da Exxon Mobil, que ainda não fechou seu ‘pacote segurança’, com o Governo). Há poucas semanas, a multinacional francesa dominada por capitais americanos fechou um acordo com o Governo, no âmbito do qual as duas partes estão a formar uma Força-Tarefa conjunta para ligar com a segurança da projecto. “Carta” noticiou recentemente que a Total, para além de toda a logística da Força-Tarefa, disponibilizou-se em alimentar os elementos das Forças de Defesa e Segurança espalhados em várias frentes em Cabo Delgado.

Agora com o recrudescimento do terrorismo a Total equipou-se com três helicópteros (ambulância, passageiros e de resposta à guerra) parqueados em Palma, numa das melhores e seguras estâncias turísticas do distrito.

Carta de Moçambique 

  •  
    67
    Shares
  • 67
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!