SERNIC apreende cocaína em Pemba

Os Serviços provinciais de Investigação Criminal de Cabo Delgado apreenderam cerca de 25 quilogramas de cocaína na cidade de Pemba e detiveram três moçambicanos acusados de tráfico de droga.

No entanto, os indiciados, com idades compreendidas entre 25 a 45 anos de idade, negaram fazer parte da rede de traficantes de droga, tendo, apenas, confessado terem participado no transporte da mercadoria cujo conteúdo desconheciam, a pedido de um cidadão tanzaniano, pelo que haviam de pagar pelo serviço prestado.

“Um tanzaniano, que eu conheço há muito tempo, chegou à minha casa e pediu que fosse descarregar, detergente em pó na praia de Maringanha e que havia de pagar cinco mil meticais, e eu aceitei, porque sou um estivador e precisava de dinheiro. A mercadoria estava numa casa, e eu só carreguei para uma viatura do tipo minibus, desses que transportam passageiros. Mais tarde, só vi policiais na minha casa, onde me algemaram e me trouxeram para aqui,” defendeu-se um dos indiciados.

Outro acusado no caso confirmou ter participado no transporte da suposta droga, mas jurou que não sabia nada do conteúdo da mercadoria até à sua prisão.

“Eu fui chamado como marinheiro para levar um barco para transportar uma mercadoria que estava num outro barco que não conseguia chegar à margem e haviam de pagar 50 mil meticais. Fui lá às 17 horas e até às 20h, já tinha terminado, e trouxemos o produto até ao bairro de Maringanha e, quando descarregaram, eu fui embora,” explicou um dos indiciados que, apesar de alegadamente desconhecer o conteúdo da mercadoria,  confessou tratar-se da segunda operação em que participa.

O SERNIC ainda não descobriu a origem e muito menos o destino da droga, mas já tem pistas dos supostos traficantes proprietários da mercadoria.

“Para além de 25 Quilogramas de cocaína, do trabalho operativo, foram apreendidos, igualmente, uma motorizada e um motor de uma embarcação que foram usados como instrumentos do crime. E está em curso o trabalho operativo para neutralizar outros elementos da quadrilha, mormente, os mandantes, de quem, neste momento, o SERNIC já tem pistas,” revelou Sumail Sabila, porta-voz da corporação

A droga, segundo relataram as autoridades, foi encontrada em dezenas de tigelas plásticas, embaladas em pacotes prateados e selados.

Esta é a segunda apreensão de drogas consideradas pesadas ao nível da província de Cabo Delgado, durante este ano.

A primeira foi em Fevereiro último e era Anfetamina, um produto usado no fabrico de drogas consideradas pesadas.

Entretanto, esta é também a segunda vez em menos de um ano em que as autoridades apreendem droga na praia de Maringanha, um  subúrbio localizado  longe do centro da cidade de Pemba

Deixe seu comentário