Saiba como tirar manchas escuras da sua pele

 Saiba como tirar manchas escuras da sua pele

A boa notícia é que, geralmente, as manchas escuras na pele são simples de tratar e podem sumir quase totalmente com o procedimento certo. Se você tem manchinhas no rosto ou no corpo e quer saber como clarear ou acabar com elas de uma vez por todas, vem conferir essas dicas que separamos para você lidar com o problema.

Manchas na pele: como surgem?

As Manchas na pele ou hiperpigmentações, nada mais são do que a concentração de muita melanina em um único ponto. São os melanócitos, células da pele, que produzem a melanina.

Conforme envelhecemos, o efeito cumulativo da exposição UV associado a outras causas, como variações hormonais, se tornam visíveis. Quem nunca reparou na mão das pessoas mais idosas, com manchinhas senis ou melanoses solares? Vale lembrar que mesmo em pessoas mais jovens, a melanose solar também pode ocorrer.

No entanto, muita gente jovem acaba também apresentando hiperpigmentação na pele. Isso ocorre quando, por algum motivo, esses melanócitos ficam ativos demais, ou seja, ocorre uma produção excessiva de melanina e isso vale tanto para aquelas manchas formadas por alguma inflamação na pele – como uma espinha ou algum machucado, como picadas de insetos – ou para o temido melasma.

Para resolver a questão, portanto, é necessário fazer com que esses melanócitos se ?acalmem? e voltem a produzir melanina na quantidade normal.

 Um ótimo tratamento caseiro para tirar manchas do rosto causadas pelas espinhas é limpar diariamente a pele com leite de rosas, que se pode comprar em farmácias ou drogarias, e que ajuda a manter a pele livre de bactérias e tem ação anti-inflamatória e adstringente, o que ajuda no combate a acne, sendo coadjuvante para clarear a pele.

  Como tirar manchas do rosto

O limão vitamina C, que engatilha a produção de colágeno e mantém a pele firme e macia, além de limpar as impurezas e estimular a formação de novas células. Tudo isso pode clarear as manchas na sua pele, além de ser fácil de aplicar.

 No entanto, alguns cuidados são muito necessários. Recomenda-se que pessoas com a pele negra ou mais escura consultem um dermatologista antes de aplicar o suco do limão na pele. A melanina da pele, mais presente em pessoas com a pele negra, em contato com o suco do limão, pode até aumentar as manchas.

 Também é preciso ressaltar que, em hipótese alguma, exponha a região ao sol após a aplicação, pois isso pode causar queimaduras graves. Não aplique em ferimentos abertos, cortes ou outros machucados. Sempre lave bem apele após a aplicação do limão.

As manchas escuras na pele são as mais comuns, sendo causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, mas alterações hormonais, uso de medicamentos e outros fatores atuam sobre os melanócitos que dão origem às manchas no rosto ou no corpo.

 Como evitar as manchas no rosto

Para evitar o surgimento de novas manchas, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo, recomenda-se alguns cuidados diários, como:

Não espremer cravos e espinhas;

Não se expôr ao sol depois de utilizar limão;

Sempre limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele.

 Formas caseiras de tirar manchas do rosto

Aplicar máscaras de tratamento facial em casa também é uma boa opção para clarear as manchas do rosto. Alguns bons exemplos são as máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo.

Basta aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por, aproximadamente, 15 minutos.

 Como tirar manchas escuras da pele com Pepino e Iogurte

Para ser eficaz e apresentar os resultados esperados, este remédio caseiro deve ser utilizado, pelo menos 3 vezes por semana. Pode ser utilizado para tratar manchas de sol, acne ou queimaduras leves.

 Ingredientes

½ pepino

1 embalagem de iogurte natural

2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

 Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma mistura homogênea, e aplique no rosto. Deixe-a agir por 15 minutos e depois lave com água gelada.

Preferencialmente essa máscara deve ser aplicada à noite, antes de dormir, e logo depois deve-se aplicar uma camada de creme hidratante noturno.

 Além disso, ainda é importante passar filtro solar para proteger a pele do sol e assim evitar o surgimento de novas manchas e também evitar que as manchas existentes fiquem ainda mais escuras.

 Além disso, é muito importante utilizar diariamente um protetor solar, mesmo nos dias nublados, pois os raios solares aumentam a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele. Nas mulheres é comum que o descontrole hormonal facilite o surgimento de manchas escuras no rosto, por isso, se as manchinhas escuras insistem em aparecer mesmo com todos esses cuidados, é recomendado uma consulta com um ginecologista, porque situações como mioma ou ovários policísticos podem estar causando manchas na pele.

  •  
    46
    Shares
  • 46
  •  
  •  
  •  

Novidades

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!