Rússia confirma primeiro caso de transmissão de estirpe da gripe das aves

A Rússia anunciou este sábado que detectou o primeiro caso de transmissão a humanos da estirpe H5N8 do vírus da gripe das aves.

Segundo a chefe da agência sanitária russa Rospotrebnadzor, Anna Popova, citada pela Lusa, o vírus foi detectado em sete pessoas infectadas num aviário localizado no sul da Rússia, onde uma epidemia de gripe das aves afetou os animais em Dezembro de 2020.

Citada pela agência France-Presse, Anna Popova garante que os doentes estão bem e sem nenhuma complicação. “Foram tomadas medidas rapidamente para controlar a situação”, acrescentou.

“Esta variante do vírus não é transmitida de pessoa para pessoa atualmente”, asseverou Anna Popova, adiantando que a informação já foi remetida à OMS.
Segundo a responsável da agência sanitária, esta descoberta “dá ao mundo tempo para se preparar”, criando testes e uma vacina, “no caso de este vírus se tornar mais patogénico e mais perigoso para o homem, e adquira a capacidade de ser transmitido de pessoa para pessoa”.

O vírus da gripe das aves está a espalhar-se em vários países europeus, incluindo França, onde milhões de animais foram abatidos para impedir a progressão da doença, escreve a Lusa.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário