Rebeldes realizam dois ataques simultâneos à capital da RCA

 Rebeldes realizam dois ataques simultâneos à capital da RCA

Os rebeldes que lideram uma ofensiva contra o regime do Presidente da República Centro-Africana, Faustin Archange Touaderá, recentemente eleito, realizaram esta quarta-feira dois ataques simultâneos na entrada de Bangui, mas foram repelidos, segundo o Ministro do Interior centro-africano, Henri Wanzet Linguissara.

Os dois ataques também foram corroborados por dois funcionários da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Centro-Africana (MINUSCA), sob condição de anonimato.

Em duas frentes, a poucos quilómetros da capital, na madrugada de hoje, as brigadas do exército “foram atacadas simultaneamente mas, graças à bravura das nossas forças e ao apoio bilateral, conseguimos repelir os atacantes que estão actualmente em fuga”, disse o ministro centro-africano.

Estes são os primeiros confrontos nos arredores de Bangui desde que os rebeldes anunciaram uma ofensiva há quase um mês.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então Presidente François Bozizé, por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas, escreve o Notícias ao Minuto.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Bonk Pedro

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!