Província de Inhambane sob alerta de inundações

O INAM diz que devido à depressão tropical esta quinta-feira a chuva pode ser acima de 100 milímetros em 24h, nos distritos de Massinga, Mabote, Govuro, Inhassoro e Vilankulo, em Inhambane. Os ventos poderão atingir 80 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/horas.

Por conta da mesma depressão tropical, a instituição prevê ainda chuvas acima de 50 milímetros em 24h, acompanhadas de trovoadas, nos distritos de Zavala, Inharrime, Jangamo, Panda, Homoine, Morrumbene e cidades de Inhambane e Maxixe.

Por sua vez, a ARA-Sul avisa que devido ao escoamento de maior volume de água e saturação de solos, os rios Inhanombe, Mutamba e Inhassune podem transbordar e inundar campos agrícolas.

Para a bacia hidrográfica do Save, prevê-se o incremento do volume de escoamento que poderá resultar em inundações localizadas das zonas baixas e ribeirinhas.

No distrito de Homoíne, as estradas que ligam os povoados de Mubalo a Macavane, Gulane e Chinjinguire a Lilhanga podem continuar com circulação condicionada devido à submersão das pontes metálicas atravessadas pelo rio Inhanombe.

Neste contexto, a Unidade de Gestão da Bacia do Save apela a todas entidades públicas e privadas, às autoridades locais, aos agentes económicos e ao público em geral para a tomada de medidas de precaução, devendo retirar os equipamentos e bens das zonas baixas e ribeirinhas, bem como evitar a travessia do leito dos rios.

Para a província de Manica, os distritos de Machazi, Mossurize, Sussundenga, Macate, Vanduzi e cidades de Chimoio e Gondola também estão sob alerta por conta da depressão tropical.

Na Zambézia, podem ser assolados os distritos de Chinde, Luabo, Mopeia, Inhassunge, Maquival, Nicoadala e cidade de Quelimane, de acordo com o INAM.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário