Previsão sazonal de chuva acima da média para centro e sul do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique prevê alguma chuva acima do normal nas regiões centro e sul do país até final do ano e abaixo da média habitual na região norte, de acordo com a previsão para o quadrimestre.

“O fenómeno ‘La Niña’ favorece à ocorrência de chuvas regulares, todavia, o fenómeno será fraco e de curta duração”, refere o Inam na previsão citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM) e consultada hoje pela Lusa.

Não se prevê que acha precipitação suficiente para inverter o cenário de seca prolongada a tem estado sujeita a zona sul do país, nota o Inam, realçando que a previsão sazonal permite apenas apontar tendências, mas sem conseguir especificar a quantidade da chuva.

Ainda assim, face ao cenário apresentado, as autoridades moçambicanas apontam para uma probabilidade moderada da ocorrência de cheias na região sul e centro, sobretudo nas bacias dos rios Maputo, Incomati, sub-bacia de Úmbeluzi, Búzi e Púngue.

O fenómeno ‘La Niña’ é uma corrente oceânico-atmosférica com temperaturas à superfície do oceano Pacifico central e oriental abaixo da média – o oposto do ‘El Niño’, que apresenta temperaturas acima da média – e que influencia a meteorologia noutros pontos do planeta.

  •  
    1
    Share
  • 1
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário