Presidente do Município de Dondo julgado por corrupção

Iniciou hoje no distrito de Dondo, província de Sofala, o julgamento do Presidente do Conselho Autárquico de Dondo, Manuel Chaparica.

Chaparica é acusado de ter celebrado um contracto fraudulento com o Primeiro Secretario da Frelimo em Dondo, Felizberto Cheiro, no qual previa pagamento de remuneração no valor de 17mil meticais, sem que este prestasse qualquer serviço à edilidade.

Segundo a pronúncia do Ministério Público, Cheiro, que é funcionário público afecto as Serviços Distritais de Educação de Dondo, assinava o livro de ponto nas duas instituições, para justificar a remuneração que recebia da edilidade, o que contraria o Estatuto Geral dos Agentes e Funcionários do Estado.

Assim, Manuel Chaparica e José Felizberto Cheiro são acusados de simulação. Ao arguido Chaparica recai também a acusação pelo crime de pagamento de remunerações indevidas. Segundo o Ministério Público, ambos confessaram os crimes de que são acusados.

O julgamento iniciado hoje terá continuidade na próxima segunda-feira (16), onde serão ouvidos mais constituintes, funcionários do Conselho Municipal de Dondo, envolvidos no caso.

Deixe seu comentário