Pescadores vítimas do Kenneth regressam ao mar

 Pescadores vítimas do Kenneth regressam ao mar

Cerca de 200 pescadores da província de Cabo Delgado que perderam seus materiais de pesca durante a passagem do ciclone Kenneth, já retornaram ao mar, depois de mais de um ano de paralisação.

Segundo contou Ataje Saido, um dos cerca de três mil pescadores afectados pela calamidade, que perdeu várias canoas, duas embarcações e diverso material de pesca, o regresso à faina só foi possível com apoio que recebeu no âmbito do programa Mecanismos de Resiliência.

“Durante o ciclone Kenneth perdi minhas canoas, embarcações e várias redes de pesca desapareceram e fiquei durante muito tempo parado, mas hoje, depois de receber equipamento de pesca, incluindo o motor, voltei a pescar”, disse Ataje Saibo, um pescador do distrito de Metuge.

Com este apoio, de acordo com Ncado Rando, outro afectado pelo Kenneth e beneficiário do programa de recuperação de meios de subsistências dos pescadores de Cabo Delgado, “o novo equipamento que recebemos,  especialmente, o motor da embarcação, vai ajudar-nos a pescar no alto mar e aumentar a produção pesqueira”.

Orçado em cerca de 20 milhões de meticais, o projecto Mecanismos de Resiliência tem apoio de várias entidades, entre elas, a União Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é implementado pela Agência de Desenvolvimento Económico Local de Cabo Delgado.

“Este projecto abrange a cidade de Pemba e distrito de Metuge, onde estamos a apoiar cerca de 200 pescadores que fazem parte de 13 associações, que além de receber redes de pesca, anzóis e motores para embarcações, tiveram um treinamento sobre o uso do equipamento e uso de técnicas sustentáveis de pesca, explicou António Carlos Dias, Director da Agência de Desenvolvimento Económico Local de Cabo Delgado.

Durante a passagem do ciclone Kenneth, dezenas de embarcações ficaram destruídas e outras acabaram desaparecendo no mar.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Bonk Pedro

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!