OE? “PCP continuará a bater-se por resposta ampla e profunda”

O secretário-geral do PCP comentou, este sábado, a posição comunista sobre o Orçamento de Estado para 2021.

Jerónimo de Sousa abordou este sábado, durante o encontro de quadros do PCP, no Porto, a posição comunista sobre o Orçamento de Estado.

“No momento em que estamos, PCP está a bater-se e continuará a bater-se para que o OE contenha uma resposta tão ampla e profunda quanto a amplitude e gravidade dos problemas nacionais que enfrentamos”, começou por referir o secretário-geral do partido comunista.

O orçamento, apontou, não determina tudo o que impõe concretizar para dar resposta aos problemas com que os trabalhadores, o povo e o país, se confrontam e “cuja solução não pode ficar à espera do próximo Orçamento”.

“Falamos do aumento geral dos salários para os trabalhadores do setor privado, do setor público e da administração pública, que há 11 anos têm os salários congelados. Falamos do aumento do salário mínimo nacional para os 850 euros, da revelação das normas gravosas de legislação laboral, a reposição do princípio do tratamento mais favorável aos trabalhadores”, continuou.

No que diz respeito ao aumento geral dos salários, ele impõe-se, não apenas como uma necessidade para a melhoria das suas condições de vida“mas como estímulo à criação de emprego e ao desenvolvimento económico”, frisou Jerónimo de Sousa, sublinhando que esse “é um aspeto decisivo para responder à situação atual“. 

O entendimento entre os partidos e o Governo na votação do Orçamento de Estado para 2021 ainda não foi alcançado, mas o Presidente da República afirmou, na quinta-feira, acreditar que o “bom senso vai prevalecer”.

O primeiro-ministro disse esta quinta-feira que “já chega” a Portugal que haja crise sanitária gerada pela Covid-19 para também ter uma crise política relacionada com o Orçamento do Estado para 2021, adiantando que as negociações decorrem “no bom sentido”.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!