Nyusi mantém encontro virtual com Presidente do Conselho Europeu

O Presidente da República manteve, hoje, um encontro virtual com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no âmbito das relações de cooperação e de parceria entre as duas partes.

Durante a comunicação, as duas personalidades trocaram informações sobre o estágio da cooperação e parceria entre Moçambique e a União Europeia, tendo-se congratulado com o “excelente nível de implementação dos programas bilaterais e multilaterais”.

Na ocasião, Filipe Nyusi partilhou informação sobre os esforços do seu Governo para fazer face aos ataques terroristas que assolam a província de Cabo Delgado e disse estar grato pela disponibilidade de apoio da União Europeia.

Os dois dignitários mostraram-se, também, satisfeitos com a visita “bem-sucedida da equipa técnica da União Europeia, de 19 a 28 de Maio de 2021, que, além de manter contactos com as entidades competentes, visitou a província de Cabo Delgado”, refere um comunicado da Presidência da República.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Europeu assegurou estar em preparação o apoio concreto a ser prestado pela União Europeia, “no quadro de uma abordagem integrada que comporta aspectos de segurança, desenvolvimento e acção humanitária’.

A COVID-19 fez, igualmente, parte da agenda dos dois governantes, porquanto partilharam informações sobre as medidas de prevenção do vírus.

Sobre este ponto, Charles Michel manifestou a solidariedade da União Europeia e informou sobre a disponibilidade da sua organização em prestar apoio a Moçambique e aos países africanos na disponibilização de vacinas e outras intervenções de resposta à COVID-19 no continente africano.

Deixe seu comentário