Nyusi desafia Daniel Nivagara a massificar investigação e uso da tecnologia

O Presidente da República empossou hoje Daniel Nivagara no cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Filipe Nyusi desafia o novo timoneiro a massificar o uso da tecnologia e a melhorar o ensino superior. Daniel Nivagara promete mais dinamismo.

Trata-se de um ministro novo para uma instituição recém-criada. Em uma cerimónia breve, o Presidente da República detalhou as suas prioridades, entre elas, a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia e inovação com enfoque para engenharias e matemática.

“Na área de ciência e tecnologia, prosseguir a agenda nacional de pesquisa, orientada para os problemas actuais do país, através do fortalecimento da capacidade das instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico. Segundo, materializar o plano que operacionaliza a estratégia para a sociedade de informação”, disse o Presidente da República.

Nyusi quer ainda que o m8inistro expanda os serviços públicos digitais e promova o empreendedorismo e a inovação digital, contribuindo para a criação de novos empregos. Com os enormes desafios da pandemia da COVID-19, as tarefas dos cientistas aumentaram, daí que Daniel Nivagara é chamado a dar o seu contributo de forma dinâmica e criativa.

Na sua primeira intervenção, após ser empossado, o ministro foi cauteloso com as palavras, tendo afirmado que, na companhia de seus colegas, pretende trazer um maior dinamismo ao pelouro.

“Eu vou para um Ministério, temos, com certeza fóruns adequados para a discussão e aprovação de ideias que possam dar maior dinamismo a esta área de tecnologias de informação e todas outras que estão ligadas ao pelouro para o qual eu a partir de hoje passo a assumir”, disse o novo ministro.

Daniel Nivagara era Professor Associado na Universidade Pedagógica, antes da sua nomeação. Lidera um Ministério reestruturado há pouco mais de uma semana que incluía, além da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ensino Técnico Profissional e tinha como ministro Gabriel Salimo.

  •  
    6
    Shares
  • 6
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!