Novo estudo realizado aponta para novos sintomas da Covid-19. Confira agora e fique atento

Febre, tosse, dores musculares, náuseas e/ ou vómitos e diarreia.

Os pacientes com Covid-19 podem ter sintomas muito semelhantes a outras doenças virais. Isso torna difícil saber quando procurar atendimento médico. Assim, com o aproximar da época das gripes e constipações, é ainda mais importante saber diferenciar a Covid-19 de outras doenças respiratórias. Um novo estudo, realizado por cientistas da University of Southern California, oferece uma orientação valiosa quando falamos do início dos sintomas do coronavírus.

O estudo, publicado na Frontiers in Public Health, descobriu que uma característica distintiva da doença é a ordem em que os sintomas aparecem pela primeira vez. Normalmente, os pacientes apresentam febre, tosse, dor muscular e, em seguida, náuseas e/ou vómitos e diarreia.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores estudaram as taxas de incidência dos sintomas em dois conjuntos de dados. O principal conjunto de dados inclui mais de 55.000 casos confirmados de coronavírus na China recolhidos entre 16 e 24 de fevereiro de 2020 pela Organização Mundial de Saúde. A equipa também analisou um conjunto de dados mais pequeno de cerca de 1.100 casos de dezembro e janeiro para confirmar as descobertas.

Usando esses dados, os cientistas criaram um modelo que prevê a probabilidade dos sintomas da Covid-19 ocorrerem numa ordem específica e foi feita uma comparação com a ordem provável dos sintomas em pacientes com outras doenças respiratórias. As outras doenças incluídas no estudo são gripe, Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Como os sintomas do coronavírus diferem dos sintomas da gripe, MERS e SARS

O estudo descobriu que a febre e a tosse estão frequentemente associadas a todas as quatro doenças estudadas. Para a gripe, o primeiro sintoma é mais provável que seja tosse. Nas três infeções por coronavírus, o sintoma inicial mais comum é a febre.

Os sintomas gastrointestinais são o que diferencia os pacientes com Covid-19 dos pacientes com MERS e SARS. Em pacientes com Covid-19, os sintomas gastrointestinais do trato superior, como náuseas e vómitos, parecem surgir antes dos sintomas do trato gastrointestinal inferior, como a diarreia. Em pacientes com MERS e SARS acontece o inverso.

  •  
    67
    Shares
  • 67
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário