Munícipes de Pemba reportam problemas da edilidade através do celular

Recorrendo a um aparelho celular, os munícipes de Pemba têm a solução dos seus problemas em suas mãos. Esta é uma tecnologia que está a ser implementada na cidade de Pemba, conforme revelou o presidente do município, Florete Motarua, num painel da Moztech, subordinado ao tema: Tecnologia na Prestação de Serviços Públicos.

“Por exemplo, numa ruptura de um tubo de água, estamos conectados com o FIPAG e depois identifica-se a rua, onde o problema surgiu. Posto isto, o município comunica de imediato esta instituição (FIPAG) e resolve o problema”, apontou Florete Motarua, presidente do conselho municipal de Pemba.

Outro caso citado pelo edil de Pemba tem a ver com a recolha de resíduos sólidos na autarquia. Numa situação em que há muito lixo acumulado, “por falha dos nossos motoristas, há denúncia através da linha verde em que um munícipe denuncia que numa determinada zona há lixo que não foi recolhido e nós, através de piquetes, intervimos”.

Sem fugir do lema da sétima edição da maior feira de tecnologia do país, a Moztech, que é “Tecnologia ao Serviço da Industrialização”, Florete Motarua revelou, ainda, que com recurso à tecnologia, o município de Pemba pretende atrair mais investimentos para aquela cidade através de um aplicativo que permite aos agentes económicos terem licenças de actividades em menos tempo e sem se deslocar para a edilidade.

“As licenças das actividades económicas, que nós levávamos muito tempo, agora temos um sistema online, que estamos a tentar finalizar (ainda não está operacional) em que, quando um determinado empresário quer adquirir uma licença, insere seus dados, entra para verificar se está tudo certo e, dentro de duas ou três horas, poderá ter sua licença de actividade económica, documento que demorava um mês ou um mês e meio”, revelou o presidente do município de Pemba.

A cidade de Pemba tem a tecnologia como maior aliada na resolução de problemas crónicos dos municípios tais como deficientes sistemas de drenagem e saneamento, conflitos de terras assim como na cobrança de taxas municipais.

  •  
    2
    Shares
  • 2
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!