Moçambique Malawi e Zâmbiareactivam conectividade comercial.

 

A COMISSÃO Técnica do Triângulo de Comércio e de Negócios entre Moçambique, Malawi e Zâmbia reuniu-se em finais de Dezembro último, na cidade de Tete, com o objectivo de reactivar a conectividade comercial entre os três países.

No encontro foram apreciados os projectos de conectividade comercial, fronteiras com paragem única, fábricas de oleaginosas, cimento e fertilizantes, com fortes ambições de investimento dos agentes económicos estabelecidos nos três países, no âmbito da promoção e aprofundamento das relações de cooperação económica e de amizade, mutuamente vantajosas para os três Estados vizinhos.

Entrevistado há dias pelo “Notícias” sobre o encontro, Virgílio Ferrão, presidente do Fórum do Sector Privado no Triângulo de Desenvolvimento, disse que no mesmo foram igualmente analisados os instrumentos governativos da organização,a serem submetidos aos governos dos três países.

“Estamos perante uma diplomacia económica forte e proactiva, com o envolvimento do sector privado, com vista à identificação e aproveitamento de oportunidades de negócio, cooperação e parcerias multiformes existentes nas diferentes regiões dos três estados”,disse Virgílio Ferrão.

Segundo Ferrão, a Autoridade Tributária do Malawi explicou, na reunião, que o projecto de construção da fronteira com paragem única nos postos de travessia de Zóbwè/Mwanza, Calomue/Dedza e Mandimba/Chiponde,através das províncias de Tete e Niassa, encontra-se num processo bastante avançado, o mesmo acontecendo nas correspondentes do moçambicano- Zóbuè, Calomue (ambos na província de Tete) e Mandimba (Niassa), respectivamente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!