Moçambique aguarda resposta do pedido de apoio à União Europeia para combater o terrorismo em Cabo Delgado

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, confirmou este domingo que o Governo moçambicano enviou, recentemente, uma carta a pedir ajuda à União Europeia para combater o terrorismo em Cabo Delgado.

A governante manifestou, entretanto, confiança de que a carta terá resposta positiva do bloco europeu.

Na carta, segundo Verónica Macamo, o Governo explica detalhadamente o que está a acontecer em Cabo Delgado e depois pede apoio para a logística das Forças de Defesa e Segurança que combatem os terroristas naquela província, mas também uma formação militar específica porque o modus operandis dos atacantes não é comum e as Forças de Defesa e Segurança estão pouco familiarizadas.

No mesmo documento, o Governo pede ainda à União Europeia financiamento a projectos de desenvolvimento no norte do país, com especial destaque para a província de Cabo Delgado, com o objectivo de contrariar a narrativa dos insurgentes, que usam a pobreza extrema que assola muitas comunidades para atrair jovens para integrarem as suas fileiras.

Assim, o Executivo entende que se deve apostar na melhoria das condições em que vivem as comunidades, nas suas várias dimensões, desde acesso à educação de qualidade, saúde, acesso à água, o aumento da produção e produtividade na agricultura e outros sectores de modo a melhorar a renda das famílias e anular o discurso dos terroristas.

Neste momento o Governo aguarda pela resposta da União Europeia. No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse, recentemente, que o Governo português vai interceder junto da União Europeia para que o pedido de Moçambique seja aprovado.

Além disso, a presidência rotativa de Portugal àquela organização europeia, a partir de Janeiro do próximo ano, vai se dedicar a apoiar Moçambique a ter ajuda necessária para combater o terrorismo em Cabo Delgado, de acordo com o governante

  •  
    669
    Shares
  • 669
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!