Este simulador vai ajudar a fazer um raio-x às suas finanças familiares.

Este simulador vai ajudar a fazer um raio-x às suas finanças familiares.

Calcular a taxa de esforço é uma forma de avaliar a ‘saúde’ das finanças de uma família ou de uma pessoa. A verdade é que ao simular esta taxa pode também perceber se consegue ou não fazer um determinado investimento sem colocar o seu orçamento em causa.

O Doutor Finanças divulgou um simulador, que pode consultar aqui, e que permite “saber o peso das suas despesas mensais no seu orçamento face aos rendimentos do seu agregado familiar“.

É uma ferramenta muito útil que faz com que olhe para todas suas despesas e para os rendimentos do agregado familiar. “Esta análise deve ser ao cêntimo, mas vai permitir-lhe saber para onde está a ir o seu dinheiro e traçar um plano para as suas finanças pessoais e familiares, bem como para a sua poupança”, sublinha o Doutor Finanças.

A taxa de esforço, sublinhe-se, corresponde à relação entre o rendimento mensal liquido de um agregado familiar e as despesas do mesmo.

A fórmula é a seguinte: Total de prestações financeiras / rendimento mensal liquido x 100 = Valor da taxa de esforço em percentagem

Em outubro, a DECO disse que a esforço média das famílias sobre-endividadas apoiadas pela associação desde início da pandemia situava-se no final de setembro nos 80%, valor que a associação considera “muito preocupante” quando muitas beneficiam ainda de moratórias de crédito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!