Economia moçambicana fecha 2º trimestre “no vermelho”

A economia moçambicana fechou o segundo trimestre no “vermelho”, ao registar uma variação negativa de 3.25 por cento. O sector de hotelaria e restauração foi o mais afectado, indica o Instituto Nacional de Estatística.

Após um registo positivo do desempenho da economia moçambicana no primeiro trimestre de 2020, que cresceu 1.68%, nos três meses seguintes bateu no fundo, devido aos efeitos da pandemia da COVID-19.

Concretamente, e segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) fechou o segundo trimestre “no vermelho”, ao registar uma variação negativa de 3.25 por cento.

Esta contração da actividade económica é atribuída, em primeiro lugar, ao sector terciário que decresceu em 4.06%, com maior destaque para o ramo de hotelaria e restauração com uma variação de menos 35.84%, seguido pelo comércio e serviços de reparação com menos 5.69% e transportes e comunicação com cerca de 4.68% negativo.

Ocupa a segunda posição o sector primário com uma variação de menos 2.65%, induzido pelo ramo da indústria extractiva com menos de 25.55%, seguido pelo sector da pesca com menos 1.83%.

Já o sector secundário registou 2.42%, influenciado pelo ramo da indústria manufactureira com menos 5.32% e construção com menos 0.89%.
Entretanto, o ramo da agricultura foi o único a crescer no segundo trimestre de 2020, ao registar uma variação positiva de 3.53%.

Em termos de peso no PIB, o Instituto Nacional de Estatística indica que os ramos da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, actividades relacionadas tiveram uma maior participação na economia com peso conjunto de mais de 26%, seguido pelos transportes, armazenagem e actividades auxiliares, informação e comunicações com uma contribuição conjunta de 9.6%.

Ocupa o terceiro lugar o ramo de comércio e serviços de reparação com 9.3%, seguido do ramo da indústria manufactureira, com um peso de 7.7%. já o sector da indústria de extracção mineira teve um peso de 5.1%.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!