Disponíveis dois milhões de euros para agricultura resiliente em Sofala

Os distritos de Búzi, Caia e Machanga, em Sofala, vão beneficiar de projectos de agricultura resiliente, até 2024, para garantir segurança alimentar. Para o efeito, foram lançados dois projectos, ontem, na cidade da Beira.

Os programas estão avaliados em mais de dois milhões de euros e serão implementados até Julho de 2024. A iniciativa é da Liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América e o Instituto Internacional da Agricultura Tropical.

Pretende-se com os dois projectos garantir a segurança alimentar e nutricional em Sofala, incluindo a provisão de matéria-prima para a indústria local, criação de excedentes para o mercado interno e provisão de água potável nas comunidades.

Graciete Peters, representante Liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América em Moçambique, garantiu já há contactos com as comunidades beneficiárias para que o projecto passe do papel à prática.

“Já estivemos em contacto com todos os serviços distritais de agricultura que zelam pelas comunidades onde vamos trabalhar e avaliamos as potencialidades agro-pecuária de cada”, lugar “assim como o tipo de cultura e condições agro-climáticas para melhor intervenção”, disse Graciete Peters,

Os administradores dos distritos abrangidos pelos projectos referiram que os programas em alusão terão grande impacto nas comunidades, tendo em conta que, neste momento, 90 por cento da agricultura praticada é do sistema sequeiro.

Com o projecto ora lançado, está garantida a produção em todas as épocas do ano e com a electricidade a ser providenciada no âmbito do projecto será possível garantir o funcionamento pleno dos sistemas de irrigação. “Teremos constantemente a produção de alimentos”, garantiu Maria Bernadete, administradora do distrito do Búzi.

O governador de Sofala, Lourenço Bulha, foi quem orientou o lançamento dos projectos e pediu colaboração eficiente das comunidades locais.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!