DESCOBERTA UMA NOVA ESPÉCIE DE MORCEGO NO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA

Um novo estudo publicado na revista científica Acta Chiropterologica descreveu uma nova espécie de morcego na África Austral. Foi chamado Miniopterus wilsoni, em homenagem ao famoso biólogo e fervoroso defensor da conservação da biodiversidade, Prof. Edward. O. Wilson, esta nova espécie que ocorre na Serra da Gorongosa em Moçambique e nas montanhas do centro e norte de Moçambique e sul do Malawi.

Esta nova espécie foi colectada como parte das explorações da biodiversidade que estão a ser levadas a cabo pelo Laboratório E.O. Wilson, que procura documentar toda a flora e fauna macroscópica do Ecossistema da Grande Gorongosa, segundo explica uma nota de imprensa emitida pelo Parque Nacional da Gorongosa.

Os morcegos alojam-se em formações rochosas que circundam as plantações de café cultivadas à sombra na Serra da Gorongosa e alimentam-se de insectos dentro e à volta das plantas de café, possivelmente ajudando a controlar potenciais espécies de pragas.

Os morcegos fornecem importantes serviços ecossistémicos, como polinização, dispersão de sementes e controle de pragas. Recentemente, os cientistas da Gorongosa descobriram que o Parque e as áreas circundantes também possuem uma fauna de morcegos particularmente rica. Em 2020, pelo menos 50 espécies de morcegos eram conhecidas neste Ecossistema, o que representa 68% do número total de espécies conhecidas de Moçambique.

  •  
    313
    Shares
  • 313
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário