COVID-19: Cuba anuncia mais duas vacinas

 COVID-19: Cuba anuncia mais duas vacinas

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projectos de vacinas contra a COVID-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a pandemia, escreve Observador.

A Mambisa (de administração intranasal) e Abdala (intramuscular), criadas no Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia de Cuba, segundo a Cubavisión, o principal canal da Televisão Cubana citado pela Euronews, são os mais recentes projectos de vacinas para mitigar a propagação da pandemia e passarão por duas fases de testes para comprovar a eficácia. A Cubavisión não avança quando é que será o início dos ensaios clínicos.

“Cuba dispõe de quatro candidatos vacinais em fase de ensaios clínicos, uma parecia da indústria biotecnológica e farmacêutica” do país, escreveu no Twitter o Grupo Empresarial das Indústrias Biotecnológicas e Farmacêutica de Cuba (BioCubaFarma), que é estatal, citado pelo Observador.

Os ensaios da Soberana 01, o primeiro projecto vacinal contra o novo Coronavírus, começaram no final de Agosto. O processo está a avançar ainda sem incidentes registados e conta com a participação de mais de 700 voluntários.

Ao contrário de outras vacinas internacionais cujos ensaios clínicos estão mais avançados e que estão a ser produzidas a partir de vírus inativos, este fármaco cubano é baseado numa proteína recombinante. Já a Soberana 02 é uma vacina conjugada, na qual é combinado um antígeno do vírus e de um toxoide tetânico, que está a ser testada desde 19 de outubro.

  •  
    5
    Shares
  • 5
  •  
  •  
  •  

Bonk Pedro

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!