Confrontos entre agricultores e pastores no Chade causaram 22 mortos

 Confrontos entre agricultores e pastores no Chade causaram 22 mortos

Pelo menos 22 pessoas morreram em violentos confrontos entre agricultores e pastores ocorridos entre segunda e terça-feira no sul do Chade, região assolada por conflitos mortais entre essas comunidades, anunciaram ontem as autoridades.

Em nota de imprensa, o ministro da Comunicação, Chérif Mahamat Zene, detalhou que o conflito entre agricultores e criadores de gado, ocorrido entre 23 e 24 de novembro, causou 22 mortes, 11 agricultores e 11 pastores, e 34 feridos.

“Muitas aldeias de ambos os lados foram incendiadas”, explicou ainda.

Segundo o ministro da Comunicação, foi determinado um recolhimento obrigatório na região de Kabbia e 66 pessoas foram detidas, notícia a agência France-Presse (AFP).

Agricultores sequestraram três bois pertencentes a pastores, após o gado ter destruído um campo de cultivo naquele departamento, explicou uma autoridade local à AFP, falando sob condição de anonimato.

Durante uma tentativa de mediação do conflito, na segunda-feira, pelo autarca local, os agricultores agrediram os representantes dos pastores com facas.

“O autarca conseguiu escapar por pouco durante o tumulto. Os outros pastores presentes no local foram todos mortos na segunda-feira por fazendeiros. Criadores de gado do sul do país juntaram-se na terça-feira na região para uma ‘contra ofensiva’ e atiraram flechas aos agricultores”, acrescentou.

Desde quarta-feira que as forças de defesa e segurança estiveram destacadas na zona, pretendendo recuperar o controlo da situação.

O Presidente do Chade, Idris Déby, condenou “veementemente” a violência e expressou as suas condolências às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação aos feridos.

Os confrontos entre agricultores e pastores em disputas de terras é um dos conflitos mais antigos na região do Sahel, tendo sido agravado nos últimos anos pelo avanço do deserto, da crise climática e da diminuição de terras aptas para a agricultura e alimentação do gado.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Bonk Pedro

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!