Avião da easyJet “a um segundo” de ter acidente no aeroporto de Lisboa

Relatório revela que pilotos calcularam mal o tamanho da pista.

Um avião da easyJet, que transportava 167 passageiros, de Lisboa para Manchester, no Reino Unido esteve “a um segundo” de ter um acidente no Aeroporto Humberto Delgado, a 16 de setembro de 2019, ao levantar voo, revela o relatório efetuado ao incidente pela Agência de Investigação a Acidentes Aéreos britânica e agora divulgado pela Sky News.

De acordo com o documento, os pilotos calcularam mal o tamanho da pista 21 do aeroporto de Lisboa e o aparelho descolou quando tinha apenas 110 metros de pista, ou seja, levantou a 10 metros distância da vedação.

Garante ainda o relatório que, à velocidade que seguia o avião, foi apenas por 1,3 segundos que não houve um acidente que “poderia ter causado danos significativos na aeronave e aos ocupantes”.

O erro terá acontecido porque os pilotos inseriram erradamente os dados do comprimento da pista. Em vez de calcularem a distância a partir da intersecção de onde estavam, usaram medidas do comprimento total da pista.

Segundo a Sky News, os pilotos repararam que algo estava errado quando viram as luzes vermelhas e brancas que sinalizam os últimos 900 metros da posta, mas decidiram não acionar medidas extra, colocando o aparelho e os ocupantes em perigo.

Uma das razões apontada pela Agência de Investigação a Acidentes Aéreos britânica para o erro tem a ver com o facto de os pilotos terem sido “interrompidos várias vezes durante a preparação pré-voo”.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que um incidente do género acontece no aeroporto Humberto Delgado. De acordo com a Sky News, em abril e maio do mesmo ano, outros dois aviões da mesma companhia tiveram problemas idênticos em Lisboa.

À publicação britânica, o porta-voz da companhia de aviação revelou que, entretanto, em dezembro e janeiro, foram realizadas várias alterações à identificação da pista e uma recomendação de “descontinuar o uso de posições de descolagem para minimizar a confusão”.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!