Arábia Saudita disponível para apoiar Moçambique

O Reino da Arábia Saudita manifestou esta semana a disponibilidade em apoiar Moçambique no combate ao terroristasque assola as regiões centro e norte da província de Cabo Delgado. A disponibilidade foi apresentada nesta quarta-feira, em Maputo, pelo Ministro de Estado do Reino da Arábia Saudita para os Assuntos Africanos, Ahmad bin Abdulaziz Qattan, durante uma audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Durante o encontro, realizado durante a visita de dois dias que o governante saudita fez a Moçambique (terça e quarta-feira) Ahmad bin Abdulaziz Qattan convidou o estadista moçambicano para participar de duas conferências, nomeadamente a África-Árabe e África/ Arábia Saudita, que terá lugar no primeiro trimestre do próximo ano.

O encontro serviu para a trocara de impressões sobre a cooperação bilateral, onde o Chefe de Estado moçambicano, destacou a visita do governante saudita, classificando-a como um marco de uma nova etapa que poderá reforçar as relações existentes entre os dois países.

Falando à Imprensa, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, sublinhou que o Presidente Nyusi reiterou a necessidade de expandir a cooperação entre os dois países, em particular para a área económica, com especial enfoque para o ramo empresarial.

“No âmbito da cooperação bilateral, o Presidente Nyusi reiterou a importância da realização da primeira comissão mista que vai definir as várias etapas e as linhas gerais da cooperação. O Presidente da República apreciou e agradeceu o convite formulado para participar na Cimeira Médio-Oriente-África e Arábia-Saudita-África, aguardando pela indicação das datas exactas de realização das duas conferências. O Chefe do Estado condenou com veemência os actos terroristas protagonizados por insurgentes na zona norte do país”, sublinhou o Vice-Ministro Manuel Gonçalves.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário

error: O conteúdo está protegido !!