“Apoio às iniciativas juvenis vai continuar e temos mais dinheiro para isso”

A informação foi partilhada esta segunda-feira, momentos depois da primeira sessão ordinária do Comité Intersectorial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens, onde o Governo passou em revista as acções do ano passado para a camada juvenil no país.

Petersburgo informou que a reunião não foi conclusiva sob o ponto de vista de planos para o ano de 2021, mas tendo apenas avançado que, dos 33 milhões, o Governo vai acrescentar um milhão.

Importa que se entenda que “isto é apenas no Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis, mas existem muitas outras actividades que impactam sobre a juventude” e que também “precisam de investimento”, esclareceu o Governante, querendo explicar que além do valor a ser alocado para apoiar as iniciativas juvenis, a juventude terá diferentes apoios em diversas áreas.

E por falar em outros apoios, o Governo vai contar com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População, que também esteve presente no encontro dirigido pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosária, que aliás, é o coordenador do Comité.

O Fundo das Nações Unidas para a População esteve presente na reunião na qualidade de parceiro de cooperação, tal como foram outras organizações de apoio à juventude. A representante disse que o Fundo tem 39 milhões de dólares.

“Mas isso comporta ajuda à saúde, ao género, bem como aos próprios programas, apoio humanitário e aos dados do Instituto Nacional de Estatísticas”, explicou Andrea Marie Wojnar, representante residente do Fundo das Nações Unidas para a População.

 

PETERSBURGO RECONHECE ESQUECIMENTO DE GAZA, NIASSA E OUTRAS

O secretário de Estado para Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, reconheceu que as províncias de Gaza, Manica, Tete e Niassa estão a ter menos atenção do Governo em matérias de saúde sexual e reprodutiva para a juventude.

Nesse sentido, o encontro do CIADAJ recomendou que as delegações provinciais do órgão devem ser reactivadas através dos Governos locais, desde Governadores, Secretários de Estado provinciais, administradores distritais e todas as outras estruturas locais. Isto deve ser feito ainda neste ano de 2021.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário