Albano Carige é o mais provável sucessor de Daviz Simango no município da Beira

O actual a vereador da Construção e Urbanização do Conselho Municipal da Beira, Albano Carige, é o mais provavel sucessor de Daviz Simango, no cargo de presidente do município.

Carige ocupou a terceira posição na lista do MDM, atrás de Daviz Simango (falecido), como cabeça-de-lista e do deputado José Domingos, em segundo lugar. Albano Carige e José Domingos suspenderam os seus mandatos na assembleia autárquica, para poderem ocupar os seus actuais cargos.

No entanto, apesar de ser o segundo na lista, José Domingos já não é elegivel, pois suspendeu o cargo por mais de um ano e para uma ocupação fora do município. Por seu turno, Carige continua elegivel, pois, apesar de ter suspendendido o mandato por mais de um ano, ele não o perdeu porque o seu actual cargo está dentro da estrutura municipal. A lei diz que nestes casos não se perde o mandato suspenso.

A se confirmar este cenário, Albano Carige poderá tomar posse até o dia 4 de Março como o novo Presidente do Município da Beira. A lei determina que o novo presidente empossado no prazo de 10 dias a contar da data da verificação do impedimento e dirige os destinos da autárquia até concluir o mandato iniciado pelo seu antecessor.

Deixe seu comentário