12 dicas para ter um relacionamento feliz e duradouro

Ter um relacionamento feliz e duradouro pode parecer impossível em tempos de relações cada vez mais efêmeras. Mas, com uma dose de dedicação e algumas dicas, é possível construir a felicidade a dois.

1 – Respeite o outro

A base para qualquer relacionamento é o respeito. Desta forma, para ter uma relação saudável, é indispensável saber respeitar as diferenças e o espaço de quem se ama. Por isso, busque sempre pessoas que compartilham os mesmos valores pessoais que você aprecia.

2 – Aprenda a confiar

Nenhuma relação sobrevive com a desconfiança rotineira. Ter ciúmes, de forma moderada, é natural. Mas para ter uma relacionamento saudável e duradouro, é preciso confiar no parceiro. Afinal, é impossível estar com alguém que desconfia a todo tempo de suas ações.

3 – Tenha tempo para os dois

A família, os amigos e o trabalho ocupam muito tempo, mas são essenciais. No entanto, para que uma relação se mantenha saudável, é preciso também que o casal tenha o seu tempo.

Por isso, sempre reserve um passeio a dois ou procure um tempo nem que seja para ficar em casa e aproveitar este período.

4 – Saiba ser feliz sozinho

Ninguém deve ser responsável por nossa felicidade. Por isso, mesmo que exista muito amor e tudo esteja perfeito, saiba que a felicidade deve ser individual.

Não deposite tudo na relação. Saiba ser feliz sozinho. Desta forma, o(a) parceiro(a) não se sentirá sobrecarregado e, assim, um relacionamento saudável poderá ser construído.

5 – Dê espaço ao outro

Viver a vida em função da pessoa que se ama não é saudável. Além disso, os amigos e familiares também precisam do seu tempo.

Por isso, para ter uma relacionamento que não sobrecarregue o próximo, é preciso saber viver só e aproveitar este tempo.

Saia com os amigos, os familiares e cuide de si mesmo. O(a) parceiro(a) não precisa fazer parte de tudo. Mesmo a dois, a individualidade precisa ser respeitada.

6 – Demonstre carinho e afeto

Muitas vezes, uma relação pode ser perdida pelo excesso de críticas. O convívio, principalmente, pode ajudar neste desgaste.

Para construir um relacionamento saudável, é importante demonstrar carinho e afeto ao outro. Isso ajuda a manter a “chama” da relação acesa.

7 – Diga o que sente

Nenhum relacionamento é perfeito. Por isso, é importante sempre dizer o que se sente e não esperar ou achar que o outro é que tem que adivinhar. O diálogo é fundamental para a construção de um relacionamento saudável.

8 – Sorria

O riso é capaz de reduzir o estresse. Além disso, manter a alegria e o humor na relação são primordiais para construir um bom relacionamento.

9 – Tenha paciência

Tenha paciência com as coisas pequenas do dia a dia. Nenhuma pessoa é igual a outra. Desta forma, saber tolerar e entender o outro torna a convivência muito mais saudável e evita o desgaste da relação.

10 – Não faça ameaças

Ameaçar o parceiro constantemente, além de não ser saudável, pode destruir uma relação.

Se qualquer briga você já ameaça se separar, é preciso repensar essa atitude. Afinal, ninguém aguenta viver por muito tempo com uma pessoa que não sabe lidar com as situações, condicionando sempre a uma separação.

11 – Não seja egoísta

Em toda relação, é preciso saber ceder. Por isso, para ter um relacionamento saudável, aprenda a deixar de lado suas manias e hábitos e seja mais flexível com o outro. Busque também agradar e não queira que apenas suas vontades sejam atendidas.

12 – Saiba perdoar

Saber perdoar é fundamental para ter um relacionamento duradouro. Nem sempre acertamos. Por isso, praticar o perdão ajuda a superar os erros do passado e a permitir uma mudança de atitude ou de valores em uma relação.

  •  
    221
    Shares
  • 221
  •  
  •  
  •  

Você pode gostar...

Deixe seu comentário